Concepções De Leitura E A Questão Da Capacitação Docente

Sérgio Antonio da Silva Leite, Ellen Cristina Baptistella Grotta

Resumo


O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida junto a professores das 3as. e 4as. séries de escolas da rede estadual da região de Campinas (SP), onde se analisaram suas concepções de leitura. Os dados revelaram que tais docentes demonstram, ao nível do discurso oral, concepções que podem ser consideradas teoricamente mais avançadas; entretanto, simultaneamente, relatam praticas de sala de aula que podem ser consideradas tradicionais. A partir dai, discutem-se os procedimentos de capacitação utilizados na rede de ensino e indicam-se alternativas.


Palavras-chave


Alfabetização; Leitura; Capacitação Docente.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.75


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com