A filosofia no ensino médio: o que se transmite quando se pressupõe transmitir conhecimentos filosóficos?

Augusto Rodrigues, Rodrigo Pelloso Gelamo

Resumo


O objetivo deste texto é problematizar o que se transmite quando o ensino de filosofia no ensino médio se fundamenta no pressuposto formativo da transmissão de conhecimentos. Escrito sob a inspiração das críticas de Rancière à lógica da explicação/transmissão dos conhecimentos, pensa-se como as práticas dos professores de filosofia ordenam as possibilidades da aprendizagem. Mostra-se que aquilo que se transmite não são conhecimentos essenciais à filosofia que, na posse dos estudantes, poderiam desenvolver suas capacidades filosóficas, mas sim uma maneira de se relacionar com a filosofia e o tempo presente. Por essa razão, se defende que, ao invés de estimular e exercitar o pensamento filosófico do presente – objetivo da disciplina nesse contexto educacional –, transmite-se uma prática descritivo-doutrinária da história da filosofia, decalque de uma herança técnico-acadêmica consolidada na década de 1960 na Universidade de São Paulo. Essa herança, parcial e propedeuticamente implementada no Brasil, tem como cerne a técnica estruturalista de explicação de textos de Goldschmidt e Guéroult, cujas práticas permitem enunciar a figura do professor-explicador: explicador porque ocupa função específica na lógica da explicação/transmissão de conhecimento; e explicador em razão do recurso metodológico que sustenta a suposta transmissão de seu saber, a técnica de explicação de textos estruturalista. O texto se desenvolve nas investigações e experiências dos autores em seu ofício de professores de filosofia, ora focalizando nas práticas no ensino médio, ora dando ênfase no ensino de filosofia universitário e na formação do professor, perspectivadas principalmente desde um contexto paulista de ensino.

Palavras-chave


Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Formação do Professor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6849


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com