O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA

María Mercedes Gómez Daboín

Resumo


Resumo: O presente estudo objetivou conhecer o perfil  dos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia em 2018, em uma universidade pública do estado da Bahia. A pesquisa foi de tipo quali-qualitativa, que usou como instrumento de coleta de dados um questionário de 13 itens sendo a análise voltada para uma interpretação mais profunda e subjetiva. O grupo pesquisado foi constituído por 37 estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da referida universidade. O estudo teve base nos seguintes autores: Gatti; Barreto,  2009;  Pimenta, 2008;  Sanz; Sanchez, 2010; Abrucio, 2016; Nogueira; Catani, 1998, dentre outros. Como resultados encontramos que as características demográficas dos participantes apontam  uma faixa etária geral compreendida entre 16 e 33 anos, predominantemente feminino e solteiras. Em relação às características socioeconômicas,  os resultados mostram que as estudantes são provenientes das  classes desfavorecidas economicamente e com um acesso restrito aos bens culturais disponíveis  pela sociedade. Assim, a função da universidade, em parceria com outros órgãos públicos, é oferecer bens culturais gratuitos à essa população, de modo a ampliar a cultura das futuras professoras, facilitar o acesso ao patrimônio cultural e nacional, a fim de que conquistem o direito de ler, de participar de diferenciadas manifestações artísticas, de escolher o que assistir e, sobretudo, ter direito a condições dignas de vida e desenvolver a sua consciência crítica, para transformarem a realidade, caso seja necessário. 


Palavras-chave


Perfil, Estudantes Ingressantes, Curso de Pedagogia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6765


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com