EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM

EDILAINE VAGULA, João Luiz Gasparin, Mari Clair Moro Nascimento

Resumo


Este artigo é fruto de análise de uma experiência desenvolvida na disciplina Didática: Trabalho Pedagógico Docente, no Curso de Pedagogia. A temática da pesquisa centrou-se na tríade: Educação, Didática e Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar os conceitos acima apresentados, na visão do adulto com escolaridade nula, básica, média e superior, a fim de confrontar visões do senso comum e do conhecimento científico, construindo sínteses que revelam o que sabem os diferentes sujeitos entrevistados acerca de cada conceito, entrelaçando suas visões com o que indicam estudiosos da temática em questão. Os resultados apontam para a multiplicidade de conceitos. É necessário reafirmar, na formação inicial de professores, o importante papel da educação, do pedagogo e da disciplina de didática, mostrando a relação entre estes conceitos, a fim de que o estudante possa considerar a pedagogia como teoria e ciência da educação, estudando profundamente o fenômeno educativo, percebendo sua articulação com as demais ciências da educação. O trabalho foi valorizado pelos estudantes que perceberam a importância de confrontar saberes do senso comum com os conhecimentos científicos e que os conceitos não podem ser trabalhados de forma fragmentada no curso de pedagogia. Os estudantes perceberam que senso comum e conhecimento científico se complementam ao expressarem os elementos da cultura.

 

 


Palavras-chave


Educação. Pedagogia. Didática. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6743


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com