O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA:concepção e possibilidades de implementação

NATÁLIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS, Lélia Cristina Silveira de Moraes

Resumo


Neste artigo discute-se o currículo integrado do PROEJA, com foco em sua concepção e implementação em uma dada realidade. Busca-se compreender como esse currículo se desenvolve na sua perspectiva de integração proposta pelo Documento Base a partir da pesquisa realizada no curso Técnico em Comércio do Campus IFMA - Bacabal. Sendo assim,  analisa-se o Plano de Curso capturando a sua consonância com o proposto pelo Documento Base do PROEJA. A abordagem metodológica que esta pesquisa se fundamenta é de cunho qualitativo. Ao analisarmos os dados coletados, concluímos que o Plano de Curso do Curso Técnico em Comércio não contempla a concepção de currículo integrado proposta pelo Documento Base do PROEJA, em que defende uma formação omnilateral, integral, que prepare o aluno para compreender e atuar criticamente na realidade na qual está inserido. O Plano de Curso, na verdade, está centrado em habilidade e competências.

 


Palavras-chave


Currículo Integrado. PROEJA. Formação omnilateral e integral.

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6735


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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