TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO

Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza

Resumo


O debate acerca da inclusão digital no Brasil surgiu a partir da década de 90, originado da popularização da internet e da consequente preocupação do governo brasileiro em implementar políticas públicas visando democratizar o acesso da população brasileira às tecnologias e, com isso, combater a exclusão digital. Nesse sentido, este estudo intenta discutir a possível contribuição do uso das tecnologias digitais na sala de aula para a inclusão digital e social dos alunos. Partindo da questão: de que forma a utilização das tecnologias digitais no ensino pode favorecer a inclusão digital e social dos alunos, o texto defende a necessidade da inserção crítica e autoral dos artefatos digitais na sala de aula como requisito para que a inclusão digital aconteça. Discorre ainda sobre as diferentes compreensões do termo inclusão digital, a partir de alguns autores e programas governamentais, bem como a relação entre os conceitos de inclusão digital, inclusão social e cidadania, intimamente entrelaçados. A pesquisa, de cunho bibliográfico, busca, por fim, enveredar pela perspectiva cidadã da inclusão digital, posicionando-se pela defesa de uma inclusão digital possibilitada pelo uso crítico e autoral das tecnologias digitais pelo aluno. O estudo conclui que a incorporação das tecnologias no ensino, embora necessária para tornar a sala de aula um espaço mais significativo para o aluno e condizente com a sociedade do conhecimento, só pode conduzir à inclusão digital plena quando implementada de modo crítico

Palavras-chave


Inclusão digital. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Inclusão social. Cidadania.

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6721


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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