O QUE DIZEM OS CONCLUDENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM?

Autores

  • FRANCISCO SIDOMAR OLIVEIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • JOSENILSON DA SILVA COSTA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ACRE - SEE/AC
  • ALINE ANDREIA NICOLLI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6718

Palavras-chave:

CIÊNCIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada com os estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, com o objetivo de investigar suas visões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.  Para garantir o desenvolvimento desta pesquisa definimos a seguinte questão de estudo: a) Na sua opinião quando e como o professor ensina e o aluno aprende? No que tange às escolhas metodológicas, a presente pesquisa constituiu-se como uma investigação com abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados deu-se por meio da aplicação um questionário semiestruturado. Os questionários foram respondidos por 47 discentes, distribuídos entre o sexto e oitavo períodos do curso. Para organização dos dados coletados, e auxílio nas posteriores análises, utilizamos o software Iramuteq - (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). As análises dos dados nos permitiram refletir sobre o fato que os futuros professores de ciências biológicas, da educação básica, têm uma visão, em certos aspectos, contraditória acerca da questão em estudo posta. Estas contradições, a nosso ver, podem influenciar o planejamento das suas aulas, delineando processos de ensino e aprendizagem atrelados à assimilação de conteúdo, que nos remete às teorias de aprendizagem pautadas na assimilação, memorização e repetição, que divergem do que se espera dos processos de ensino e de aprendizagem, em contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO SIDOMAR OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Possui graduação em Assistência Social pela Universidade do Norte do Paraná (2013), e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2014), Campus Floresta. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre (2015). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018). Atualmente é Servidor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

JOSENILSON DA SILVA COSTA, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ACRE - SEE/AC

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC; Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC; Graduação em Licenciatura em Química/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC. Professor de Química na rede estadual de ensino – Secretaria de Estado de Educação do Acre;

ALINE ANDREIA NICOLLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC/Florianópolis-SC; Doutorado em Educação/Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Belo Horizonte-MG; Mestrado em Educação/Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Campinas-SP. Graduação em Ciências Biológicas/Universidade do Contestado – UNC/Concordia-SC.  Docente do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA, DA Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

SILVA, F. S. O. D.; COSTA, J. D. S.; NICOLLI, A. A. O QUE DIZEM OS CONCLUDENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6718. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.