O LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Cybele Ruana Ferreira de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6698

Palavras-chave:

Letramento Visual Crítico. Professores em formação. Língua Inglesa. Estágio Supervisionado.

Resumo

 

Resumo: Diante de uma realidade tecnológica e multimodal, como é a que ora vivenciamos, discutir sobre o ensino de língua na perspectiva da multimodalidade, especificamente no que se refere à leitura e ao letramento visual crítico, tornou-se bastante pertinente e inevitável. Os recursos multimodais, especialmente os imagéticos, vêm sendo largamente utilizados nas diversas esferas sociais, o que nos faz questionar sobre como as escolas e os cursos formadores de professores vêm tratando esse tema em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo investigar como professores de língua inglesa em formação têm lançado olhar sobre os textos imagéticos durante o estágio supervisionado. Trata-se de uma pesquisa interpretativista e descritiva que segue a abordagem qualitativa de análise dos dados. Para a análise de dados, foram consideradas as entrevistas realizadas com estudantes da UERN que vivenciaram a primeira fase do estágio supervisionado. Os dados mostram que os alunos estagiários compreendem a imagem apenas como ferramenta facilitadora para aquisição de língua, demonstrando uma visão limitada sobre as concepções de leitura e do letramento visual crítico. Assim, percebe-se desconhecimento acerca do letramento multimodal por parte dos estagiários, o que sugere a necessidade desse curso de graduação em Letras/Inglês rever conceitos e abordagens sobre o tratamento do texto multimodal em sala de aula, já que as imagens não devem configurar-se apenas como tradução do texto verbal, tampouco como pretexto para explorar a gramática, mas sim como textos com ideias e significados próprios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cybele Ruana Ferreira de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, pelo programa PPGE e aluna do curso de especialização em mídias na educação pela UERN, Graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e suas respectivas literaturas, também pela UERN. Possui experiência em educação como monitora do programa mais educação, na disciplina Língua inglesa, na Escola Municipal Tancredo Neves (2014- 2015) e na disciplina de Jornal e Língua Portuguesa na Escola estadual Zenon de Sousa (2016-2017). Atuou como como professora de inglês para alunos de ensino infantil e fundamental menor no Colégio e Curso Evolução( 2018-2019). Tem interesse, especialmente, em ensino de língua inglesa, no campo da linguística Aplicada, atuando com temas como: Multimodalidade, multiletramentos e letramento visual crítico.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

FERREIRA DE MORAIS, C. R. O LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6698. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6698. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas