PROPOSTA DE PROGRAMA DE AJUSTE NEUROFUNCIONAL PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Laerte Silva da Fonseca, Kleyfton Soares da Silva

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Instituição de Ensino Pública Federal quanto à aprendizagem de noções de trigonometria. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho experimental conduzida em três estágios: análise prévia, intervenção e avaliação. A fundamentação teórica compreendeu principalmente as noções de Níveis de Funcionamento do Conhecimento, que serviu para delinear as tarefas matemáticas, e os princípios neurocognitivos associados à emoção (motivação), atenção e memória para a organização do contexto das terefas. Considerou-se conceber e aplicar um conjunto de tarefas ecológicas, funcionais e didáticas – denominado programa de ajuste neurofuncional – para avaliar o desempenho dos estudantes em matemática, antes e após a intervenção. Foi possível concluir que houve aumento do desempenho dos estudantes quando as condições de aprendizagem valorizou princípios neuroeducativos relativos à emoção, atenção e memória, considerados durante a elaboração das tarefas.

Palavras-chave


Desempenho Escolar; Treinamento Neurofuncional; Trigonometria

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6685


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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