PESQUISA(R) COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de CAxias do Sul
  • Lilibth Wilmsen Pedagoga pela Universidade de Caxias do Sul
  • Rochele Rita Andreazza Maciel Professora na Universidade de Caxias do Sul e no Colégio São José.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6655

Palavras-chave:

Pesquisa. Educação Infantil. Prática significativa.

Resumo

O artigo discute implicações da pesquisa na Educação Infantil analisando aspectos da prática pedagógica e problematiza, em especial, a inserção da metodologia de pesquisa aplicada a turma de Educação Infantil. Os escritos são baseados nas práticas pedagógicas do cotidiano de uma turma constituída por crianças entre 5 e 6 anos, buscando cruzar a prática com referenciais que auxiliam a reflexão sobre o fazer pedagógico. A abordagem metodológica é qualitativa, com caráter exploratório dos documentos presentes na turma, contemplando um álbum elaborado por uma criança durante o período em que o projeto foi executado. O estudo analisa resultados das práticas pedagógicas mediadas pelo professor e sinaliza que a pesquisa na Educação Infantil mostra práticas que visam ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências da criança, explorando seu potencial criador, questionador e autônomo frente ao conhecimento. A pesquisa como método na Educação Infantil problematiza o papel do professor, que precisa estar atento as múltiplas linguagens da criança, percebendo suas dúvidas, inquietações, saberes prévios e curiosidades. O professor é problematizador e facilitador dos trajetos da pesquisa, motivado pela sua intencionalidade pedagógica e pela ressignificação do conhecimento. No âmbito desta pesquisa, entendemos que aprender, a partir de experiências pedagógicas, com as crianças da Educação Infantil, é dar possibilidades para que elas consigam sentir, pensar, agir, criar, ser escutadas, a fim de promover o seu desenvolvimento pleno como seres humanos que possam modificar realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de CAxias do Sul

Pós- doutor em Educação. Dr em Letras.

Professor na Universidade de Caxias do Sul

Líder do Grupo de pesquisa Linguagem e Educação

Lilibth Wilmsen, Pedagoga pela Universidade de Caxias do Sul

Especialista em Neurociências aplicada à linguagem e à aprendizagem - Universidade de Caxias do Sul - Professora de Educação Infantil da rede particular de Caxias do Sul. lili.bth@hotmail.com

Rochele Rita Andreazza Maciel, Professora na Universidade de Caxias do Sul e no Colégio São José.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul. rramaciel@gmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

RAMOS, F. B.; WILMSEN, L.; ANDREAZZA MACIEL, R. R. PESQUISA(R) COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6655. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6655. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.