OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E INCLUSÃO TECNOLOGICA

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492
  • Elizete de Fatima Veiga da Conceição Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6432

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Cidadania Digital, Ambientes Digitais, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar como a utilização de jogos digitais é capaz de proporcionar a inclusão digital em sala de aula e contribuir para o desenvolvimento do aprendizado e da cidadania do aluno. Para tanto, é necessário refletir sobre a interação que os jogos digitais proporcionam entre aluno e computador, bem como entre aluno e professor e também entre alunos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica que considerou o uso de jogos digitais disponibilizados no site Escola Games, em cinco pesquisas já realizadas, nas quais os autores utilizaram-se dos jogos deste site, e a análise foi feita a partir da análise de conteúdo. O resultado da análise destes trabalhos aponta que o uso de jogos digitais contribui para o desenvolvimento do aprendizado, estimulando a interação e o diálogo entre os sujeitos, bem como, favorece a interação com as tecnologias digitais, contribuindo assim para a inclusão digital, pois, proporcionam aos sujeitos estarem inseridos neste contexto como alguém consciente da condição de cidadão crítico e questionador. Conclui-se que, para que a inclusão digital aconteça é necessário que os sujeitos além de saber manusear tecnicamente uma ferramenta tecnológica sejam conscientes de sua cidadania e saibam questionar e desenvolver criticidade sobre o que estão acessando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Comunicação. Professora no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN.

Elizete de Fatima Veiga da Conceição, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Professor Adjunto e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa - Universidade Franciscana - UFN. Atua como professor no Curso de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN). 

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

GHISLENI, T. S.; CONCEIÇÃO, E. de F. V. da; ALVES, M. A. OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E INCLUSÃO TECNOLOGICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6432. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6432. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas