CRÍTICA À CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PROJETO ANTROPOLÓGICO

Autores

  • Rodrigo Barbosa Lopes UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNESP –CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE http://orcid.org/0000-0001-5340-9350

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.6088

Palavras-chave:

Antropologia Filosófica, Filosofia da Educação, Análise Crítica.

Resumo

Neste artigo, analisamos os argumentos com os quais se promove a ideia de uma imagem antropológica do pensamento como concepção fundamental à filosofia da educação, isto é, como o emprego de um tipo específico de Antropologia filosófica. Com efeito, esta concepção admite a educação como a realização de um projeto antropológico fundamental, e é nesse sentido que uma filosofia da educação promove o objetivo de elaborar uma imagem do homem como sujeito da educação e de elucidá-la como mediação da existência histórica e social do homem no mundo; portanto, propondo-a como uma antropologia da educação. Para atingir este objetivo, analisamos criticamente parte da filosofia de dois autores contemporâneos de língua portuguesa, Adalberto Dias de Carvalho e Antônio Joaquim Severino, por haver neles a justificação para a adoção dessa concepção filosófica geral de uma configuração antropológica da filosofia da educação. Concluímos, sobretudo com base na filosofia de Michel Foucault, que essa questão percorreu a Filosofia da época moderna até o pensamento contemporâneo, assumindo a finitude humana a forma de uma antropologia, chamada por ele de “analítica da finitude”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Lopes, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNESP –CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE

Doutor em Educação(FCT–UNESP/SP). Professor  do  Departamento de Educação e do Programade Pós-Graduação em Educação (FCT–UNESP/SP).

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

LOPES, R. B. CRÍTICA À CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PROJETO ANTROPOLÓGICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.6088. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6088. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO