FORMAÇÃO DE SISTEMAS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Kaira Moraes Porto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara
  • Lígia Márcia Martins Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP/Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.6057

Palavras-chave:

Formação de sistemas conceituais, Desenvolvimento do pensamento, Educação Escolar, Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo tem por objetivo a análise dos elementos que sustentam o processo de formação de sistemas conceituais, e consequentemente do desenvolvimento do pensamento teórico, tendo em vista o estabelecimento de relações entre este processo e a educação escolar. Para tanto, em um primeiro momento, apresenta um estudo da dialética conteúdo forma de pensamento, fundamento na filosofia materialista histórico-dialética, que aponta o conhecimento teórico sobre a realidade como produto do desenvolvimento da prática social histórica e forma de conhecimento que tem como objetivo a captação do objeto em um sistema de relações que torne possível a explicação deste, o que implica na captação de sua gênese, estrutura e desenvolvimento. Em seguida, apresenta a análise de estudos da psicologia histórico-cultural que explicitam o desenvolvimento do processo de formação de conceitos vinculado à apropriação do conhecimento e à atividade do sujeito. E por fim, os dois momentos acima se articulam com os debates da educação escolar e da organização do ensino, de modo que, podemos afirmar que pensamento teórico, que se organiza em torno de um sistema conceitual, se forma nos indivíduos a partir da apropriação de conhecimentos teóricos. Para tanto, a análise do processo de formação de sistemas conceituais não se faz apartada da análise dos conteúdos e formas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaira Moraes Porto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós=Graduação em Educação Escolar, UNESP/Araraquara. Mestrado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara) e Graduação em Psicologia (UNESP/Bauru).

Lígia Márcia Martins, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP/Araraquara.

Livre Docente em Psicologia da Educação.

Doutora em Educação Escolar, UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

MORAES PORTO, K.; MARTINS, L. M. FORMAÇÃO DE SISTEMAS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.6057. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6057. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO