FORMAÇÃO DE SISTEMAS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Kaira Moraes Porto, Lígia Márcia Martins

Resumo


Este artigo tem por objetivo a análise dos elementos que sustentam o processo de formação de sistemas conceituais, e consequentemente do desenvolvimento do pensamento teórico, tendo em vista o estabelecimento de relações entre este processo e a educação escolar. Para tanto, em um primeiro momento, apresenta um estudo da dialética conteúdo forma de pensamento, fundamento na filosofia materialista histórico-dialética, que aponta o conhecimento teórico sobre a realidade como produto do desenvolvimento da prática social histórica e forma de conhecimento que tem como objetivo a captação do objeto em um sistema de relações que torne possível a explicação deste, o que implica na captação de sua gênese, estrutura e desenvolvimento. Em seguida, apresenta a análise de estudos da psicologia histórico-cultural que explicitam o desenvolvimento do processo de formação de conceitos vinculado à apropriação do conhecimento e à atividade do sujeito. E por fim, os dois momentos acima se articulam com os debates da educação escolar e da organização do ensino, de modo que, podemos afirmar que pensamento teórico, que se organiza em torno de um sistema conceitual, se forma nos indivíduos a partir da apropriação de conhecimentos teóricos. Para tanto, a análise do processo de formação de sistemas conceituais não se faz apartada da análise dos conteúdos e formas de ensino.


Palavras-chave


Formação de sistemas conceituais; Desenvolvimento do pensamento; Educação Escolar; Psicologia Histórico-Cultural.

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.6057


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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