A DIALÉTICA DO SINGULAR-UNIVERSAL-PARTICULAR E O MÉTODO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Tiago Nicola Lavoura UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044

Resumo

O artigo possui como objetivo explicitar os nexos e relações contidas entre a dialética do singular, do universal e do particular na teoria social de Karl Marx e as elaborações teórico-metodológicas da pedagogia histórico-crítica, com destaque para o seu conceito de educação como mediação e o seu método pedagógico. A intenção é a de colaborar para a construção coletiva da sistematização dos elementos didáticos da pedagogia histórico-crítica, ao tempo em que almeja contribuir para a superação de uma generalizada formalização esquemática que se expressa em passos lineares e mecânicos sequencialmente sistematizados a partir da lógica formal do pensamento, culminando em um nocivo reducionismo do desafio de se pensar uma didática da pedagogia histórico-crítica à sua procedimentalização, ou seja, à adoção de regras formais mistificadoras do tipo “receita universal”, bastando o domínio de certos procedimentos didáticos os quais podem ser manejados e manipulados na prática pedagógica mesmo que o professor não tenha pleno conhecimento dos fundamentos teóricos do método dialético e da própria teoria pedagógica histórico-crítico que se busca adotar e desenvolver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Nicola Lavoura, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC/Ilhéus-BA. Pós-doutor em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

LAVOURA, T. N. A DIALÉTICA DO SINGULAR-UNIVERSAL-PARTICULAR E O MÉTODO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.6044. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6044. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)