MARX E ENGELS, DURKHEIM E BOURDIEU: CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.6041

Palavras-chave:

Educação. Sociedade. Divergências. Semelhanças

Resumo

Este artigo traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos de Marx e Engels na Obra Ideologia Alemã, de Durkheim na Obra Educação e Sociologia e de Bourdieu na Obra A Economia das Trocas Simbólicas. Assim a partir de um estudo teórico/bibliográfico, busca-se compreender as divergências e semelhanças entre as ideias dos autores. Considerando-se que a educação apresenta duas vertentes, pode transformar como conservar a sociedade. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: a educação transforma ou conserva a sociedade? O estudo foi realizado através de leituras individuais, coletivas e discussões, com intenção de compreender aspectos importantes nesse processo, além de recorrer a outros autores, com a finalidade de alcançar respostas ao objeto de estudo. Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório e, na atualidade, podemos observar reformas educacionais com intenções nítidas de reforçar o descompromisso com o público e de qualidade. Dessa maneira, a educação considerada elemento de transformação social aliena o homem e, a serviço do capital descaracteriza o lócus da luta de classes acirrando a desigualdade social em que o sujeito não reconhece o seu lugar na sociedade. Ainda, defende a burguesia que o mantém refém do capitalismo e da ignorância intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Castro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva - ano de 2001 - Faculdades Integradas "Espírita" - Pós-Graduação - Gestão e Organização Escolar - Ano 2012 - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação Nível de Mestrado. Linha de pesquisa: Formação de professores e processos d ensino e aprendizagem. 

Elisabeth Rossetto, Universidade estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Professora associada, T-40 comtide, do Centro de Educação, Comunicação e Artes, desde 1995 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 2010.   Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do \sul (2009); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002); Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1991)

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

CASTRO, S.; ROSSETTO, E. MARX E ENGELS, DURKHEIM E BOURDIEU: CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.6041. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6041. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO