CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A BUROCRACIA E A INDIFERENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5915

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente. Contrato de trabalho. Problemática do magistério.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as estratégias de contratação inicial e final de professores em uma rede pública municipal e estadual de educação do Estado do Espírito Santo. Por meio de um estudo de natureza exploratória, utiliza-se como instrumento para a coleta de dados, observações, entrevistas semi-estrtuturadas, narrativas das/dos professores, análise de editais e leis (âmbito federal, estadual e municipal) que versam sobre os critérios de escolha para contratação de professores para atuarem na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Em uma época em que o trabalho docente vai se contorcendo por diversos vínculos trabalhistas, desencadeando uma performance do professor para a concorrência, competitividade e consolidação de uma atividade pedagógica muitas vezes precária e a curto prazo, os professores contratados aparecerem sujeitos a uma racionalidade de servidores públicos incorporados à racionalidade burocrática. Os resultados da pesquisa apontam que o vínculo temporário como estratégia governamental para a redução dos gastos públicos com a contratação de professores estatutários, além de constituir-se em um artifício para manter a lógica de flexibilização trabalhista e a precarização da contratação de professores, é mais uma questão evidenciada na complexa teia que vai se formando em torno da retórica da educação como um gasto e não um investimento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação da Ufes Departamento de Educação, Política e Sociedade Professora do programa de Pós-Graduação em Educação

Margareth Jann, Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES

Mestre em Educação pela Ufes

Gestora Escolar da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

ARAÚJO, V. C. de; JANN, M. CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A BUROCRACIA E A INDIFERENÇA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.5915. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5915. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO