“MINHA BRINCADEIRA FAVORITA NA ESCOLA”: UMA ANÁLISE DA CULTURA LÚDICA DE CRIANÇAS DE SÃO LUÍS – MA

Autores

  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade de Brasília. Universidade Federal do Tocantins - Campus Tocantinópolis. 
  • Tayanne da Costa Freitas Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.5835

Palavras-chave:

Escola. Crianças. Brincadeiras.

Resumo

O presente estudo possui natureza qualitativa, com referencial teórico construído à luz da sociologia da infância. Tem como objetivo analisar as brincadeiras infantis de uma escola pública de São Luís – MA. Para tanto, construímos uma pesquisa de campo, em que as informações foram geradas por meio da observação dos tempos e espaços da entrada, do recreio e da saída, conversas com os sujeitos e a produção de desenhos. Ao todo foram produzidos 71 desenhos, com a temática “Minha brincadeira favorita na escola”. A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de 2º ao 5º ano da instituição elencada, com crianças de 7 a 13 anos. Emergiram do corpus de pesquisa seis categorias de análise acerca do repertório lúdico representado nos desenhos, sendo elas brincadeiras: “de perseguição”, “de esportes”, “com brinquedos”, “de faz-de-conta”, “tradicionais” e “de luta”. Peculiaridades da cultura local, traços de brincadeiras tradicionais, materiais tecnológicos, roteiros e personagens veiculados nas mídias, os tempos e espaços na e da escola, foram ressignificados apresentando um universo simbólico que orientaram as práticas corporais da infância. Compreendemos, por fim, que, as crianças estudadas dispõem de um amplo repertório de brincadeiras, e, sobretudo, possuem uma grande capacidade em se apropriar, em constante interação, de elementos do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade de Brasília. Universidade Federal do Tocantins - Campus Tocantinópolis. 

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB). Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Especialista em Educação Integral e Integrada (PPGE/UFMA). Licenciado em Educação Física, com núcleo de aprofundamento curricular em Lazer, pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins - Campus Tocantinópolis. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Metodologias de ensino das lutas na escola. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Didática da Educação Física; Sociologia do cotidiano; Sociologia da infância; Lutas tradicionais; Mídias e Educação (Física). Membro do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação/UNB.

Tayanne da Costa Freitas, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda na Faculdade de Educação/UnB. Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2015), Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (2004) e em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (2013). Atualmente é professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e na Formação de professores na modalidade Educação a Distância. Membro do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação/UNB.

 

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB, desde 2009, vinculada à Linha Estudos Socias e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, desde 2014, atuando como coordenadora da Linha Estudos Comparados em Educação. Integra a Comissão de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB, desde 2016. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação, formado por pesquisadores, estudantes e professores de Educação Básica. Integrante do núcleo da Rede CEDES da UnB, desde 2009. 

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

FARIAS, M. J. A.; FREITAS, T. da C.; WIGGERS, I. D. “MINHA BRINCADEIRA FAVORITA NA ESCOLA”: UMA ANÁLISE DA CULTURA LÚDICA DE CRIANÇAS DE SÃO LUÍS – MA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.5835. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5835. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas