ENSINO E TECNOLOGIA DIGITAL: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Autores

  • Helena Edilamar Ribeiro Buch UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Karim Siebeneicher Brito Pós-doutora em Linguística pela LMU – Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, Alemanha; Doutora em Letras pela UFPR – Universidade Federal do Paraná; Mestre em Letras pela UFPR – Universidade Federal do Paraná; Graduada em Letras – Português e Inglês pela FAFIUV – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – PR. Docente no Curso de Letras - Português e Inglês no Câmpus de União da Vitória da Unespar – Universidade Estadual do Paraná
  • Vanessa Marcela Buch Doutoranda em Educação PUC – PR Mestrado Profissional em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná; Graduada em Letras – Português e Inglês pela FAFIUV – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – PR. Professora colaboradora - Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5810

Palavras-chave:

ensino, tecnologia, formação do professor.

Resumo

Esta pesquisa apresenta reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos digitais no ensino, depois de acompanhar professores em ambientes educacionais formais e não formais durante suas pesquisas virtuais para construção de suas práticas pedagógicas no exercício do magistério. Identificamos características distintas: alguns professores apresentam limitações, demonstrando dificuldades, e outros são imersos no ambiente digital, conscientes na utilização dessas ferramentas. Através da pesquisa etnográfica, assumindo uma visão holística para obter a descrição mais ampla possível, construímos as seguintes etapas: a primeira envolve a descrição e caracterização da população envolvida, considerando-se a relação entre os professores, suas práticas pedagógicas e as tecnologias digitais em seu cotidiano; a segunda etapa consta da investigação dos desafios e paradoxos vividos relativos a essa trajetória; na terceira etapa encaminhamos reflexões sobre a relação entre ensino, tecnologia digital, e a desterritorialilização dos textos utilizados encontrados na nuvem, com vistas a elucidar como esses professores convivem com o meio digital, com os novos interesses e as necessidades dos estudantes e os agregam a suas práticas na escola atual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Edilamar Ribeiro Buch, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Professora, Doutora em Educação pela UFPR. Leciono  área de Prática de Ensino  Estágio Supervisionado. Pesquisa em Propostas metodologicas de Ensino.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

BUCH, H. E. R.; BRITO, K. S.; BUCH, V. M. ENSINO E TECNOLOGIA DIGITAL: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5810. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5810. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.