REFORMAR O ENSINO MÉDIO? IMPASSES E DESAFIOS PRESENTES NA PROPOSTA DA LEI 13415/2017

Autores

  • Claudiane Aparecida Erram Professora da Rede Estadual de Educação - Ibipiporã - Pr.
  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina - Pr.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5807

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Médio, Reforma, BNCC

Resumo

Resumo:

O texto apresenta reflexões sobre as políticas públicas educacionais para o ensino médio. Consideramos o ensino médio como etapa imprescindível de aprendizagem para aquisição de conhecimentos que poderão facultar aos jovens compreender a importância do conhecimento científico de forma a contribuir para pensar o mundo em que vivem. A fim de refletir sobre os rumos do ensino médio com a atual reforma promovida pela Lei 13415/2017 desenvolvemos o presente artigo. Com base em pesquisa bibliográfica e análise de documentos, discute a proposta de formação para a educação média brasileira. Questiona: Que proposta para formação é feita no ensino médio brasileiro após os anos de 1990? Que impasses estão postos frente à reforma promovida pela Lei 13415/2017? Para tanto, situa as principais alterações ocorridas no Ensino Médio desde os anos de 1990. Chega até ao período da atual reforma em que destaca o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação adaptada aos interesses do mercado. Conclui, apontando a falta de um projeto de formação condizente com a realidade social dos estudantes da escola média e com a necessidade de estudos que acompanhem a atual proposta reformista, se queremos, de fato, uma educação que contribua com o desenvolvimento brasileiro.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiane Aparecida Erram, Professora da Rede Estadual de Educação - Ibipiporã - Pr.

Mestre em Educação. Especialista em Educação Matemática. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação Paranaense no Município de Ibiporã.

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina - Pr.

Professora do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia/Área de Política e Gestão da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Núcleo de Políticas Educacionais.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

ERRAM, C. A.; CZERNISZ, E. C. da S. REFORMAR O ENSINO MÉDIO? IMPASSES E DESAFIOS PRESENTES NA PROPOSTA DA LEI 13415/2017. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.5807. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5807. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO