UM ESTUDO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO MULTIPLICATIVO EXPLORADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Departamento de Matemática Aplicada Centro Universitário Norte do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rúbia Barcelos Amaral-Schio UNESP - RIO CLARO
  • Samuel Rocha de Oliveira UNICAMP - IMECC.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5733

Palavras-chave:

Pró-Letramento. Ensino Fundamental. Educação Matemática. Teoria dos Campos Conceituais. Problemas de Multiplicação.

Resumo

Este artigo busca discutir diferentes estratégias adotadas por alunos e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem três problemas do campo conceitual multiplicativo, com o objetivo de entender alguns problemas e características na estruturação cognitiva de conceitos fundamentais de Matemática. Durante um programa nacional de formação continuada de professores, aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. A análise nos mostra que os professores envolvidos na pesquisa não apresentaram dificuldades para resolver os problemas propostos, o que é um bom indicador de que eles possuem esquemas eficazes para a solução de situações-problema nesse campo conceitual. Por outro lado, muitos estudantes apresentaram dificuldades em resolver os mesmos problemas, alguns casos por envolverem números não inteiros (tema ainda não estudado por parte dos alunos), outros por dificuldades de leitura e de interpretação dos enunciados, e outros ainda por não verificarem se os resultados obtidos satisfaziam a questão proposta. Alguns erros fornecem indícios de que os alunos não desenvolveram estratégias de raciocínio do campo conceitual multiplicativo e, assim, não têm esquemas eficazes de resolver os problemas propostos. Outras manifestações nas soluções também apontam equívocos conceituais que devem ser entendidos pelos pesquisadores e professores, no sentido de desenvolverem ações que busquem superá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Departamento de Matemática Aplicada Centro Universitário Norte do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa de Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na educação matemática, jogos digitais, modelos mentais, teoria dos campos conceituais, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, teoria das Representações Semióticas, vídeos digitais no ensino de matemática, educação à distância e novas tecnologias. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Rúbia Barcelos Amaral-Schio, UNESP - RIO CLARO

rofessora Livre-Docente do Departamento de Educação Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016). Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mantem-se professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM). Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia e Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora do livro "Educação a distância online". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Samuel Rocha de Oliveira, UNICAMP - IMECC.

é bacharel em Fisica pela Universidade de Brasília (1983), mestre em Física Teórica pela Universidade de Brasília (1986) e Ph.D. in Physics - University Of Texas At Austin (1992). Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas no departamento de Matemática Aplicada. Tem pesquisa em Física - Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: relatividade geral, gravitação, buracos negros, relatividade numérica, computação científica, astrofísica, equações diferenciais parciais e teorias de gauge. Tem atuado também na área de Ensino de Matemática e de Divulgação Científica, principalmente nos seguintes temas: recursos didáticos, objetos de aprendizagem, aprendizagem de matemática em multimídia digital, produção de programas de áudio e vídeo.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

CARDOSO, V. C.; AMARAL-SCHIO, R. B.; OLIVEIRA, S. R. de. UM ESTUDO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO MULTIPLICATIVO EXPLORADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.5733. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5733. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO