UM ESTUDO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO MULTIPLICATIVO EXPLORADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Valdinei Cezar Cardoso, Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Samuel Rocha de Oliveira

Resumo


Este artigo busca discutir diferentes estratégias adotadas por alunos e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem três problemas do campo conceitual multiplicativo, com o objetivo de entender alguns problemas e características na estruturação cognitiva de conceitos fundamentais de Matemática. Durante um programa nacional de formação continuada de professores, aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. A análise nos mostra que os professores envolvidos na pesquisa não apresentaram dificuldades para resolver os problemas propostos, o que é um bom indicador de que eles possuem esquemas eficazes para a solução de situações-problema nesse campo conceitual. Por outro lado, muitos estudantes apresentaram dificuldades em resolver os mesmos problemas, alguns casos por envolverem números não inteiros (tema ainda não estudado por parte dos alunos), outros por dificuldades de leitura e de interpretação dos enunciados, e outros ainda por não verificarem se os resultados obtidos satisfaziam a questão proposta. Alguns erros fornecem indícios de que os alunos não desenvolveram estratégias de raciocínio do campo conceitual multiplicativo e, assim, não têm esquemas eficazes de resolver os problemas propostos. Outras manifestações nas soluções também apontam equívocos conceituais que devem ser entendidos pelos pesquisadores e professores, no sentido de desenvolverem ações que busquem superá-los.


Palavras-chave


Pró-Letramento. Ensino Fundamental. Educação Matemática. Teoria dos Campos Conceituais. Problemas de Multiplicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5733


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com