A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL ACADÊMICO BRASILEIRO

Autores

  • Márcia Miranda Silveira Bello
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru/SP
  • Job Antônio Garcia Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Campus Iturama/MG.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5472

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, estado da arte, revisão de literatura

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer, sistematizar e discutir a produção brasileira relativa à Aprendizagem Cooperativa (AC). Buscando selecionar os trabalhos que faziam referência explícita ao tema no contexto do ensino presencial, fez-se uso das seguintes fontes bibliográficas: anais/atas de congressos, periódicos (revistas Qualis A1, A2, B1 e B2 nas áreas de Educação e Ensino), teses e dissertações. Por meio dos descritores “cooperativa” ou “cooperativo”, combinados com as expressões “aprendizagem”, “método” ou “trabalho” foram identificados 47 estudos, distribuídos entre 2002 e 2016, sendo a maioria de caráter empírico (85,1%). Identificou-se, além de uma tendência de crescimento das pesquisas sobre a temática, que a AC é adotada em diferentes modalidades educativas (educação formal e não formal) e níveis de ensino (predominantemente, no Ensino Superior e no Ensino Médio). Seu uso com a intenção de potencializar os processos de aprendizagem de conteúdos é o mais frequente e ocorre principalmente na área de Ciências Exatas e da Terra. Foi observado também que as regiões Sudeste e Nordeste do país concentram a maioria dos estudos realizados. Além de contribuir para a divulgação da AC, pretende-se que esse trabalho, a partir do panorama traçado, subsidie novas pesquisas que corroborem para a utilização dessa abordagem na prática educativa docente nos diferentes níveis de ensino, uma vez que se trata também de uma via de pensamento filosófico, ético e pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru/SP

Docente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru/SP.

Job Antônio Garcia Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Campus Iturama/MG.

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Campus Iturama/MG.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

BELLO, M. M. S.; CAPELLINI, V. L. M. F.; RIBEIRO, J. A. G. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL ACADÊMICO BRASILEIRO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5472. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5472. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO