AS CRIANÇAS COMO ATORES SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO DA CRECHE: um olhar pela Sociologia da Infância

Autores

  • Janaina Nogueira Maia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marta Regina Brostolin UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS UFMS/CPAQ

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5289

Palavras-chave:

Crianças, Atores sociais, , Creche, Sociologia da Infância.

Resumo

O presente estudo emerge das discussões realizadas no GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB)  e tem por objetivo observar e analisar o que dizem as crianças (Maternal) em suas interações estabelecidas  no espaço/tempo de uma creche no município de Aquidauana/MS. A observação consistiu em identificar o modo de expressividade e manifestação das crianças  buscando compreender os processos interativos entre eles e entre eles e os adultos/profissionais e analisar suas experiências neste espaço/tempo que é a possibilidade das crianças viveram a sua infância. A base teórica desse estudo tem a criança e infância pensada pela Sociologia da Infância, considerando-a atores sociais, sujeitos de direitos e como aporte teórico autores deste campo de estudo emergente em relação a suas culturas de pares, bem como as suas interações e diferentes manifestações. Tem uma abordagem qualitativa, do ponto de vista metodológico e ao longo da pesquisa utilizou a observação como instrumento para geração de dados, tendo como recurso metodológico a fotografia. Por meio de análises, os resultados indicam que as crianças sabem se comunicar, interagem, compartilham, manifestam e estabelecem suas próprias culturas, afetadas e afetando o seu entorno com suas reações e interações ao longo de sua permanência na instituição infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Nogueira Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO E PROFESSORA EFETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS - UFMS/CPAQ.

ATUA COM OS TEMAS: CRIANÇA, INFÂNCIA, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E CURRÍCULO.

Marta Regina Brostolin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS UFMS/CPAQ

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO E PROFESSORA EFETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS - UFMS/CPAQ.

ATUA COM OS TEMAS: CRIANÇA, INFÂNCIA, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E CURRÍCULO.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

MAIA, J. N.; BROSTOLIN, M. R. AS CRIANÇAS COMO ATORES SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO DA CRECHE: um olhar pela Sociologia da Infância. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5289. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5289. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO