DIREITO DA CRIANÇA PEQUENININHA A CRECHE: DISPUTAS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Solange Estanislau Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elina Elias Macedo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5269

Palavras-chave:

bebês, creche, políticas públicas.

Resumo

RESUMO: pretendemos neste artigo explorar alguns aspectos que envolvem as disputas e os retrocessos políticos da educação infantil no Brasil nos últimos anos. Com a interlocução dos estudos das Ciências Sociais, Pós-coloniais e da Pedagogia da Infância, problematizaremos três impasses que configuram a situação da educação das crianças pequeninhas: o paradoxo entre o direito da criança e o da mulher trabalhadora, que retoma a discussão sobre a responsabilidade da família educar; a insistente dicotomia entre educar e cuidar que reverbera em políticas multisetoriais que podem muitas vezes indicar um retrocesso; a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos de idade (EC 059/2009) que direciona o investimento para a pré-escola e reproduz a já superada cisão da educação infantil. Por fim, traremos algumas inquietações sobre possibilidades descolonizadoras e emancipatórias do processo educativo que desconstrua relações adultocêntricas.  

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Estanislau Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação; líder do GEPPECI/UFAL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis); membro do GEPEDISC-Culturas Infantis/Unicamp.

Elina Elias Macedo

Doutora em Educação pela Unicamp e membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Diferenciação Sociocultural- Gepedisc-Culturas Infantis/Unicamp; elinamac@gmail.com

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

SANTOS, S. E.; MACEDO, E. E. DIREITO DA CRIANÇA PEQUENININHA A CRECHE: DISPUTAS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5269. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5269. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê