AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. http://orcid.org/0000-0002-4093-0590
  • Priscila Mota Ferreira Baena Professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
  • Vanessa Martos Gasquez Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5195

Palavras-chave:

Avaliação, Educação, Currículo Referencial.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir o processo histórico da avaliação na Educação Infantil, uma trajetória centrada em juízos e valores sobre a criança.  A necessidade de uma reforma educacional voltada ao aluno era evidente, a avaliação em uma perspectiva transformadora, onde os resultados fizessem parte da análise da vivencia da criança. A avaliação desde o século IV não era compreendida, sabemos que a avaliação é indispensável para valorizar a diversidade dos alunos e proporcionar experiências que lhes ajudem a avançar e a desenvolver-se, é a partir da avaliação que podemos conhecer as diferentes dificuldades e necessidades individuais dos alunos e planejar diversas atividades que possibilitem seu desenvolvimento, sem que se sintam incapazes e frustrados a realizá-las. Assim, algumas implementações nas Políticas Públicas com base em documentos legais aconteceram até o surgimento do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), visando à orientação didática de professores nesta área. O RCNEI foi publicado em 1998 e ainda é utilizado por professores e instituições em todo o país, embora um marco importante de base para a construção de outros documentos de políticas públicas no Brasil, a avaliação na educação infantil só será efetiva com a crescente e efetiva formação de qualidade ao professor, pois é ele que atua diretamente com as crianças na sala de aula. Neste caso, é essencial a mediação, ou seja, um professor que promova um ambiente de confiança, valorizando as ações educativas desencadeando novos conhecimentos construídos a partir desenvolvimento individual de cada aluno.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Televisão Digital, edital RH-TVD/2008). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom. Atua na área de Comunicação e Informação, tendo como principais temas em ensino, pesquisa e extensão cultura digital, novas mídias, jornalismo de dados, métricas para mídias sociais e literacias. Tem experiência em produção jornalística para televisão, com passagem pela TV Record.

Priscila Mota Ferreira Baena, Professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Mestranda do Curso em Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (NOBRE/ITU), Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialização em Administração Escolar e Orientação educacional e Deficiências Múltiplas e Intelectuais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Vanessa Martos Gasquez, Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

Mestranda do Curso em Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialização em Educação Inclusiva e Especial pela faculdade Internacional de Curitiba (FATEC). Especialização em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Graduação em pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (FATEC) e Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

ANGELUCI, A. C. B.; BAENA, P. M. F.; GASQUEZ, V. M. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.5195. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5195. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO