O CURRÍCULO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA E IDENTIDADE RACIAL DA CRIANÇA E NEGRA

Autores

  • Tarcia Regina Silva Universidade de Pernambuco
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Luisa Nogueira de Amorim Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5157

Palavras-chave:

Primeira infância, Identidade racial, Currículo

Resumo

A cor para as crianças e negras tem se constituído em um elemento de exclusão, desde a creche. As pesquisas nos permitem inferir que ainda são poucas escolas que oportunizam práticas pedagógicas que ofertam elementos para que as crianças e negras construam positivamente a sua identidade, tendo orgulho do seu pertencimento racial. Mas, as poucas propostas pedagógicas e intervenções dos pesquisadores que têm assumido esse papel desestabilizando a colonialidade do saber têm fortalecido as formas de as crianças vivenciarem a questão racial. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apontar alguns caminhos que podem favorecer a construção da identidade das crianças e negras no ambiente da creche.  Elucidamos que o termo raça, nessa pesquisa, é compreendido como uma construção social, política e cultural fruto de relações sociais desiguais de poder. Dessa maneira, partimos do princípio que as propostas educacionais precisam trazer para a sua centralidade a diferença possibilitando que as crianças desde a mais tenra idade possam respeitá-las bem como, celebrá-las. Logo, o/a educador/a tem um papel fundamental nesse processo, entretanto também destacamos que essa é uma questão que precisa ser assumida pelas escolas e redes municipais de educação, possibilitando desde a primeira infância que as crianças e negras possam construir positivamente a sua identidade.

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Biografia do Autor

Tarcia Regina Silva, Universidade de Pernambuco

Possuo graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente sou professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa A CULTURA DA INFÂNCIA NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação infantil e diferença.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular dao Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba.
Doutora em Educação, Mestre em psicologia Social e Psicóloga.

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia
Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas CE/UFPB.

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Publicado

24-12-2018

Como Citar

SILVA, T. R.; DIAS, A. A.; AMORIM, A. L. N. de. O CURRÍCULO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA E IDENTIDADE RACIAL DA CRIANÇA E NEGRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5157. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5157. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

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