A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Renata Pavesi Cocito UNESP
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5153

Palavras-chave:

espaço . ambiente . Educação Infantil

Resumo

O artigo é resultante da pesquisa de mestrado “Do espaço ao lugar: contribuições para a organização dos espaços para bebês e crianças pequenas”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP. Consideramos o espaço um elemento curricular, de forte potencial educativo e protagonista no que tange a prática pedagógica e o desenvolvimento da criança. Na pesquisa apresentamos os conceitos de espaço, ambiente e lugar a partir da perspectiva fenomenológica. Destacamos que o espaço é constituído pela estrutura física. O ambiente é composto pela fusão entre o espaço e as relações estabelecidas em seu interior e o lugar é compreendido como o espaço/ambiente permeado pelos afetos e pela identificação do sujeito com o mesmo, lhe atribuindo valor por meio do elo afetivo. Temos como foco compreender como os espaços podem ser organizados de forma que possam agir como um elemento potencialmente promotor da qualidade na educação de bebês e crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo discutir como a organização dos espaços é abordada nos documentos oficiais brasileiros. A partir da pesquisa qualitativa do tipo documental, analisamos documentos da Educação Infantil, buscando identificar como a organização dos espaços é retratada. Verificamos que nos documentos a organização do espaço é abordada de forma recorrente, com destaque para características físicas, estruturais e relacionais. Percebemos que a necessidade de organizar o espaço não é uma preocupação/orientação recente e que os documentos oferecem subsídios teóricos para que se estruturem espaço/ambiente de qualidade nas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Pavesi Cocito, UNESP

Mestre em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP Câmpus de Presidente Prudente/SP na linha de pesquisa: processos formativos, infância e juventude. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004) habilitada em Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo CESUMAR - Centro de Ensino Superior de Maringá (2006), em Gestão Escolar pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (2013) e em Educação: métodos e técnicas de ensino pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). De 2009 a 2015 exerceu a função de Agente de Desenvolvimento Infantil no CCI - Centro de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP - câmpus de Presidente Prudente/SP. Desde 2015 desempenha a função de Supervisor de CCI.

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, UNESP

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UNESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP. Tem experiência na área de Educação, principalmente com os temas ensino-aprendizagem de Geografia e educação ambiental

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

COCITO, R. P.; MARIN, F. A. D. G. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5153. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO