FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5081

Palavras-chave:

Educação Básica. Educação do leitor. Programa de formação continuada.

Resumo

Este artigo tem como temática a representação de professoras sobre duas propostas de formação continuada no Brasil e em Portugal: o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português, no que trata particularmente sobre a formação do leitor. A discussão parte de uma tese de doutorado, cujo objetivo geral foi a análise das representações de professoras sobre o Programa Nacional de Ensino do Português e sobre o Programa Letra e Vida. Nesta exposição, trazemos à análise representações das professoras investigadas sobre os impactos da formação continuada em suas práticas como formadoras de novos leitores. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a partir da narrativa de dez professoras. Um dos resultados da investigação indica que as professoras assinalam mudanças e aumento na periodicidade de práticas de leitura, após a realização dos Programas, o que pode impactar positivamente no processo de formação de leitores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Área de estudos: Educação Infantil e Formação de Leitores e Produtores de Textos. Linha de Pesquisa: Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil. Professora Adjunta Doutora, junto ao Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de São João Del Rei, MG. Endereço residencial: Rua Eurico de Oliveira, 276, São João Del Rei, MG, Brasil. Endereço Profissional: Praça Dom Helvécio, 74 - Fábricas - CEP 36301-160 - São João del-Rei (MG). Telefone: (32) 99944-0349. E-mail: ducavaliengo@gmail.com

 

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Área de estudos: Formação de Professore(a)s de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Formação de Leitores e Produtores de Textos. Linha de Pesquisa: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, SP. Endereço residencial: Rua Laurindo Fontana, 336, Jardim Portal do Sol, 17519-390, Marília, SP, Brasil. Endereço Profissional: Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 – Bairro Mirante, 17525-000, Marília, SP, Brasil. Telefone: (14) 99792-6981. E-mail: aelislima2013@gmail.com

Mariana Sampaio, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Área de estudos: Educação Infantil; Linha de Pesquisa: Teoria e Práticas Pedagógicas; Professora do Ensino Fundamental na Secretaria do Estado de São Paulo. Endereço residencial: Avenida Pedro de Toledo, 760, apto. 63, Palmital, 17509-020, Marília, SP, Brasil. Endereço profissional: Rua Nair Rosilio Gutierrez, 345 – Núcleo Habitacional Nova Marilia, 17523-150, Marília, SP, Brasil. Telefone: (14) 99722-6399. E-mail:  

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

VALIENGO, A.; DE LIMA, E. A.; SAMPAIO, M. FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5081. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5081. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê