FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS

Amanda Valiengo, Elieuza Aparecida de Lima, Mariana Sampaio

Resumo


Este artigo tem como temática a representação de professoras sobre duas propostas de formação continuada no Brasil e em Portugal: o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português, no que trata particularmente sobre a formação do leitor. A discussão parte de uma tese de doutorado, cujo objetivo geral foi a análise das representações de professoras sobre o Programa Nacional de Ensino do Português e sobre o Programa Letra e Vida. Nesta exposição, trazemos à análise representações das professoras investigadas sobre os impactos da formação continuada em suas práticas como formadoras de novos leitores. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a partir da narrativa de dez professoras. Um dos resultados da investigação indica que as professoras assinalam mudanças e aumento na periodicidade de práticas de leitura, após a realização dos Programas, o que pode impactar positivamente no processo de formação de leitores. 


Palavras-chave


Educação Básica. Educação do leitor. Programa de formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5081


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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