LEITURA(S) NO LIVRO DIDÁTICO: A NECESSIDADE DA AUTONOMIA E MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Marcos Luiz Wiedemer Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vanísia Cristina Pereira Augusto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5078

Palavras-chave:

Leitura. Livro didático. Língua Portuguesa. Autonomia docente.

Resumo

Analisamos, neste artigo, as atividades de leitura proposta no livro didático, 6º ano, Português: uma língua brasileira, a partir da avaliação de concepções de leitura e dos horizontes de compreensão, bem como oferecemos uma classificação de questões de leitura. Em resumo, em relação às atividades de leitura, verificamos que não estão voltadas para desenvolvimento da capacidade de compreensão do aluno, já que abordam de maneira lânguida as atividades que exploram estratégias cognitivas, tais como a ativação de conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses e produção de inferências. Com isso, a análise evidencia a falta de consolidação do que é importante para o trabalho de compreensão da leitura. A partir dos resultados, reforçamos a nossa defesa em relação à importância do papel do professor frente ao livro didático, que deve ser permeada de autonomia e competência do docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Wiedemer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Faculdade de Formação de Professores (FFP).

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

WIEDEMER, M. L.; PEREIRA AUGUSTO, V. C. LEITURA(S) NO LIVRO DIDÁTICO: A NECESSIDADE DA AUTONOMIA E MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5078. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5078. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO