LEITURA, SUBJETIVIDADES E MÍDIAS: NOVAS E VELHAS QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES

Autores

  • Heloísa Andreia de Matos Lins FE/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5074

Palavras-chave:

meios de comunicação, subjetividade, leitura, formação de professores.

Resumo

O artigo configura-se num breve quadro teórico-conceitual acerca do papel das novas mídias nas formações subjetivas da atualidade, particularmente dos leitores, onde se enfatiza o binômio humano-tecnológico, bem como seus paradoxos, tendo como base referencial o conceito de subjetividade social, ancorado na teoria da subjetividade de González-Rey. Assim, são destacadas as transformações políticas, econômicas e culturais e as acentuadas mudanças ocorridas na formação subjetiva e identitária das crianças e jovens. Neste contexto, analisam-se as transformações vinculadas ao campo das práticas de leitura e escrita, em que a escola é protagonista e passa a ter diante de si também um outro tipo de leitor/escritor que desafia e interroga, cada vez mais, os educadores e as políticas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Andreia de Matos Lins, FE/UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), onde também concluiu os cursos de graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2001). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Psicologia Educacional da FE - UNICAMP e membro do grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita, onde coordena o Grupo de Estudos Surdos e Novas Tecnologias (GESTEC), na mesma instituição. Foi Profa. Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ - São João Del Rei (2010/2011), na área de Ed. Infantil. Parecerista e membro editorial de periódicos acadêmicos e editoras. Assessora ad hoc da FAPESP. Membro do GT Subjetividade, Ensino e Aprendizagem, da ANPEPP. Principais áreas de atuação: linguagens, surdez, diferença/ desigualdade, inclusão/exclusão, infância, novas tecnologias.

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

LINS, H. A. de M. LEITURA, SUBJETIVIDADES E MÍDIAS: NOVAS E VELHAS QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5074. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5074. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)