A IN/FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA LIDAR COM SITUAÇÕES DE SEXUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5039

Palavras-chave:

Formação continuada do professor. Gestor escolar. Sexualidade. Educação Sexual.

Resumo

O presente estudo teve por intuito conhecer as dificuldades e facilidades dos gestores em lidar com situações envolvendo sexualidade na escola. Ademais, buscou investigar temas que eles consideram relevantes de serem trabalhados em um curso direcionado a formar profissionais da educação. O intuito foi a partir destes achados delinear um curso de formação continuada voltado a prepará-los para o trabalho de educação sexual, haja vista a necessidade de instrumentalizá-los. Participaram da pesquisa de natureza quali-quantitativo 40 gestores escolares de um município situado no interior do estado de São Paulo. A participação dos mesmos consistiu em responder a um questionário semifechado com perguntas relacionadas a sexualidade e educação sexual. Os apontamentos destes apontam a necessidade formativa em diferentes assuntos de sexualidade sobretudo em sexualidade infantil, diversidade sexual, violência sexual, sexualidade e deficiências, mitos, tabus e preconceitos sexuais, entre outros. Denunciam que apresentam dificuldade de responder as perguntas dos estudantes e maior dificuldade em trabalhar com assuntos que envolvem a diversidade sexual, masturbação, gravidez na adolescência e constatação relativas à violência sexual. Foram poucos apontamentos acerca das ‘facilidades’ de abranger este tema. Em suma, estes dados salientam a necessidade formativa dos mesmos e forneceram elementos importantes para elaboração de um curso de formação continuada visando prepará-los para a implementação de projetos de educação sexual. Este curso teve por ênfase o embasamento teórico destes participantes, estratégia de sensibilização dos mesmos, através da proposição da leitura de textos científicos voltados as temáticas da sexualidade e da educação sexual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Marques de Castro Leão, Departamento de Psicologia Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp

Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo-USP. Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara- FCLAR-Unesp. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Doutora em Educação Escolar com Pós-doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara- FCLAR-Unesp.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

LEÃO, A. M. de C. A IN/FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA LIDAR COM SITUAÇÕES DE SEXUALIDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5039. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5039. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO