LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPLANTAÇÃO DO PNBE DO PROFESSOR (2010 E 2013)

Autores

  • Claudia Leite Brandão Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus de Rondonopólis

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5023

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Leitura. Formação Docente.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns dados sobre a implantação do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor (2010 e 2013) na ação de adquirir e distribuir livros para professores das escolas públicas. Diante disso, indagamos: como foi o processo de implantação e distribuição do PNBE do Professor nas edições de 2010 e 2013 em quatro escolas da rede estadual de Primavera do Leste, Mato Grosso? Assim, o presente estudo se utilizou da abordagem quanti-quali, sendo constituído por pesquisa documental para compreender e detalhar algumas informações sobre o Programa e o estudo de caso para demonstrar os dados referentes aos (des)usos dos materiais distribuídos para a formação docente.  A leitura deste artigo permite reflexões sobre a leitura na constituição do profissional docente, apontando a importância de os docentes conhecerem as obras do PNBE para que desenvolvam ações individuais e/ou coletivas que promovam o uso dos acervos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Leite Brandão, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da rede básica de ensino no Mato Grosso. Integrante do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário.

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus de Rondonopólis

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – Câmpus de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar – ALFALE. Integrante no Grupo de Pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário. Representante da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso. 

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

BRANDÃO, C. L.; RODRIGUES, S. de F. P. LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPLANTAÇÃO DO PNBE DO PROFESSOR (2010 E 2013). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5023. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5023. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO