AS TEORIAS DE CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS BRINQUEDOTECAS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA

Autores

  • Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
  • Márcia Lopes Reis
  • Francesca Morganti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4969

Resumo

Há algum tempo são conhecidas as relações que permeiam a brincadeira e aprendizagem, sobretudo quando sistematizadas nos espaços das brinquedotecas e na organização dos  currículos escolares que incentivam e fomentam o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e a linguagem da criança.  Mais recentemente, os estudos da neurociência tem permitido evidenciar, por meio do uso das imagens por ressonância magnética, como ocorrem os processos de aprendizagem e a sua relação com as oportunidades oferecidas às crianças, assim sugerem o papel dos objetos e das relações das crianças com outras pessoas e com o ambiente onde vivem, sendo fulcrais para seu pleno desenvolvimento e crescimento. Neste texto, são analisadas as relações entre as teorias do currículo, os objetos lúdicos e contribuições da neurociência. Tais interações possibilitam cada vez mais, a reorganização do sistema neural em desenvolvimento que, no caso da primeiríssima infância, parece ser otimizável com a quantidade de construções de aprendizagem desses sujeitos nas brinquedotecas. Ao final, parece ser possível inferir que esses espaços didáticos de aprendizagem devem ocupar um lugar privilegiado nas práticas escolares e curriculares da primeira infância. 

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

MONTEIRO KOBAYASHI, M. do C.; LOPES REIS, M.; MORGANTI, F. AS TEORIAS DE CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS BRINQUEDOTECAS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 58–78, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4969. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4969. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê