ANÁLISE DO DESEMPENHHO ACADÊMICO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo


Havendo necessidade de reflexão acerca das práticas educativas e das ferramentas utilizadas para a promoção da aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo comparar o desempenho e a opinião dos alunos, sobre sequências didáticas utilizando tecnologias digitais com o conteúdo de Patologia Humana. A população de estudo foi representada por vinte e sete alunos, as sequências didáticas foram elaboradas num ambiente virtual de aprendizagem e continham textos com o resumo dos conteúdos, ilustrações, jogos didáticos e atividades avaliativas. Os instrumentos de coleta de dados foram as notas das avaliações parciais e finais da disciplina e um questionário de avaliação das atividades. A partir da comparação dos resultados das médias das notas, verificamos que a utilização das sequências didáticas em formato digital melhorou o desempenho dos alunos que passaram pelas atividades. Com relação à avaliação das atividades, todos consideraram o material de estudo como adequado à disciplina.

 


Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Ensino Superior. Aprendizagem Significativa. Sequências Didáticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4836


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com