FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS DISCURSOS VISUAIS

Autores

  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA
  • Ana Valéria de Figueiredo da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Universidade Estácio de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4828

Palavras-chave:

Cultura digital. Ensino e aprendizagem. Fotografia. Tecnologias.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central propor reflexões sobre a produção e leitura de imagens, mais especificamente da fotografia, e algumas de suas relações com a educação. O texto apresenta uma breve história da fotografia relacionada à sua popularização discutindo: visão, visualidade e visualização e suas consequências para a produção e leitura de imagens. A partir da fundamentação teórica são apresentadas articulações da fotografia com a educação, sugerindo aspectos a serem estudados e práticas que contribuem para a leitura de fotografias. Na atualidade, a leitura de imagens se mostra fundamental nos processos educacionais, sugerindo estudos que envolvam a questão técnica, bem como a busca de referenciais heurísticos para a interpretação das mensagens contidas nos textos fotográficos.

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Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

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Publicado

14-04-2017

Como Citar

PEDROSA, S. M. P. de A.; FIGUEIREDO DA COSTA, A. V. de. FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS DISCURSOS VISUAIS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 78–94, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4828. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4828. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê