ARTES E COMUNICAÇÃO: SENTIDOS E USOS CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES COM AUDIOVISUAL NAS AULAS DE ARTES

Adriana Hoffmann Fernandes, Jamila Guimaraes da Silva

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento dos usos do audiovisual por professores de artes relacionando-os com as suas formações. Através de entrevistas autobiográficas, os professores trouxeram suas experiências de vida ligadas à arte e ao audiovisual. A experiência, por sua vez, neste trabalho, é percebida como aquele momento relevante na vida dos sujeitos, em que algo que lhes sensibilizou os marcou a ponto de tornarem-se lembranças fortemente presentes. Após algumas leituras e análises, percebemos que o audiovisual é trabalhado pelos professores entrevistados de diferentes formas, com diferentes propostas e intenções e que as formações não institucionais, ou seja, aquelas que ocorrem nas mais diferentes esferas sociais – família, amigos, trabalho – são aquelas que proporcionam maior aproximação com a linguagem audiovisual.

 


Palavras-chave


Professor de artes. Audiovisual. Formações e usos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4771


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com