Brinquedo demiriti: a força pedagógica da cultura local no currículo

Autores

  • Joyce Otânia Seixas Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Lidia Sarges Lobato UFPA
  • Joneide Pinheiro Alexandre UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4653

Palavras-chave:

Artesanato. Tradição oral. Patrimônio cultural. Currículo

Resumo

O texto trata da conexão entre cultura e educação, e seu propósito é discutir a força pedagógica da cultura local no currículo. Para tal, tomamos como referência os resultados de pesquisa desenvolvida em Abaetetuba, uma cidade típica do Estado do Pará, que criou o brinquedo de miriti, um artefato que constituiu uma tradição bicentenária e que também é patrimônio cultural imaterial. As informações foram produzidas durante dez meses de pesquisa, por meio da etnografia pós-moderna em dois ateliês de produção do famoso artefato. Percebemos que apesar da centralidade do brinquedo de miriti para a economia e cultura local, este não tem lugar nas escolas municipais, por duas razões: pela omissão do tema no currículo e porque os professores/as não estão preparados para o trabalho cultural. A contribuição deste estudo está em explorar as potencialidades da cultura local para o redimensionamento do currículo, com vista a um ensino culturalmente relevante para crianças e jovens da escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Otânia Seixas Ribeiro, Universidade Federal do Pará

professora de Didática da FAECS-Faculdade de Educação e Ciências Sociais -Campus Universitário de Abaetetuba-UFPA

Professora do Metrado em Currículo e Gestão da Escola Básica do ICED-UFPA na lina de pesquisa currículo da escola básica

Lidia Sarges Lobato, UFPA

Aluna do curso de Pedagogia; bolsista de IC; integrante do Gepege; pesquisa currícuo e cultura.

Joneide Pinheiro Alexandre, UFPA

aluna do curso de Pedagogia;bolsista IC; inegrante do Gepege; pesquisa currículo e cultura.

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

RIBEIRO, J. O. S.; LOBATO, L. S.; ALEXANDRE, J. P. Brinquedo demiriti: a força pedagógica da cultura local no currículo. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.4653. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4653. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO