Formação: uma experiência estética carregada de fragilidades de vida

Autores

  • Carla Clauber da Silva Universidade da Região de Joinville
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville
  • Patricia Regina Carvalho Leal Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4635

Palavras-chave:

Formação. Caderno de Experiência. Cartografia.

Resumo

RESUMO: O artigo é um recorte da pesquisa “Formação – uma experiência estética carregada de fragilidades de vida em andamento”. Essa investigação se desenvolve desde 2015 em um grupo de estudos com professores de educação infantil da rede municipal de Joinville (SC). O grupo se reúne quinzenalmente para pensar sua própria formação em uma dimensão estética. No presente recorte o objetivo será o de problematizar os sentidos da formação na ação de aprender e ensinar, mobilizados pela inquietação de que a dimensão humana necessita ser considerada no processo formativo do professor. A pesquisa de cunho cartográfico traz algumas pistas sobre práticas que vêm potencializando o espaço de formação enquanto lugar de experimentações. Os dados iniciais apontam que, quando a escrita, a conversa e a leitura estão conectadas a uma ética e estética da existência, reconfiguram-se os modos de fazer a formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Pedagogia pelo Associação Catarinense de Ensino(1990), especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Nova Iguaçu(1991), especialização em Clínica Psicopedagógica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba(1997), especialização em Formação na Tecnica de Grupo Operativo pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba(2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí(2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville e da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:experiência de si, ensaio, cartografia, formação, coordenador pedagógico

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas. 

Patricia Regina Carvalho Leal, Universidade da Região de Joinville

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Participou como aluna ouvinte da disciplina de Mestrado na UFSC/SC em 2014 intitulada Cultura, práticas midiáticas e mediações educativas. Concluiu a disciplina isolada de Mestrado em 2013, Educação Mediada por Tecnologia no PPGECT/UFSC. Participou como aluna ouvinte da disciplina Imaginação, Arte e Mídia no PPG/UFSC que ocorreu em Joinville. Professora no curso de Pedagogia do INESA, 2012/2014 nas disciplinas de Educação Infantil. Atuou como Conselheira Municipal da Educação sendo coordenadora dos trabalhos da Educação Infantil 2010/2014. Iniciou em 2015 na Casa da Cultura Fausto Rocha Junior como uma das representantes do Programa de Extensão Comunitária atuando em Projetos da Educação que leva Arte e Cultura para os diferentes bairros da cidade e Coordenadora Pedagógica do Programa Arte na Escola - Formação de professores e profissionais da educação. Atuou como supervisora do ensino fundamental I na Secretaria Municipal de Educação de Joinville 2013/2014, na formação continuada dos supervisores escolares da rede. Concursada como professora da educação infantil desde 2003 obteve experiência como professora, coordenadora pedagógica e gestora na rede municipal de Joinville até 2013 com ênfase no campo da infância, projetos escolares e formação continuada de professores. Sua trajetória como professora do ensino fundamental I iniciou em 1998 e se estendeu por 5 anos. No campo da pesquisa tem interesse na linha: Educação e Comunicação, Arte/Educação e áreas afins no programa de Mestrado, devido a grande relevância de discussão e contribuição pessoal e profissional.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

DA SILVA, C. C.; PILLOTTO, S. S. D.; LEAL, P. R. C. Formação: uma experiência estética carregada de fragilidades de vida. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4635. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4635. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO