SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, PEDAGOGIA E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS APROXIMAÇÕES.

Autores

  • Andrea Braga Moruzzi UFSCAR
  • Gabriela Guarnieri de Campos Tebet UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4617

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Educação Infantil, Socialização da Criança, Currículo.

Resumo

A partir da compreensão de que as propostas curriculares para a educação infantil se sustentam nas teorias científicas e tendo em vista a expansão da Sociologia da Infância, este artigo destaca que a sociologia da infância não se confunde com a pedagogia da infância, ainda que haja diálogos possíveis entre ambas. Investiga os efeitos deste campo nas orientações curriculares para educação infantil, na medida em que estas permitem configurar uma abordagem metodológica que mobiliza um olhar específico para a criança, para sua socialização e para a cultura produzida nos espaços de interações infantis. Aponta elementos das propostas curriculares que se aproximam dos debates do campo em questão e conclui destacando alguns dos principais conceitos da sociologia que têm impactado na pedagogia e nos currículos para as crianças pequenas, tais como: ator social, protagonismo infantil, cultura infantil e cultura da infância, e as relações geracionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Braga Moruzzi, UFSCAR

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagogicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Àreas de atuação:Educação infantil - políticas públicas, formação de professores e metodologias do trabalho docente; Sociologia da Infância; Estudos Foucaultianos na Educação.

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, UNICAMP

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO (DECISE) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNICAMP. AREAS DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO; SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA; ESTUDO DOS BEBÊS. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

MORUZZI, A. B.; TEBET, G. G. de C. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, PEDAGOGIA E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4617. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4617. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO