DA PASSIVIDADE À COMPREENSÃO E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE LEITURA POR FRUIÇÃO

Autores

  • Marcela Fernandes Silva UNESA- Universidade Estácio de Sá
  • Cláudia Gomes Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4610

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Imaginação, Leitura por fruição.

Resumo

Este relato de experiência, tem por intuito descrever a intervenção desenvolvida por meio do projeto “Da passividade à compreensão e participação crítica: análise do processo de leitura por fruição”, foi idealizado e desenvolvimento como uma ação formativa do Estágio Obrigatório em Educação infantil do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Verenice da Silva Csizmar “Lago Azul” no município de Alfenas-MG. Para isso, foram realizados 19 encontros, que nos permitiram, observar a rotina da escola, conhecer os alunos e a professora, as relações que eram estabelecidas na instituição e a forma com que trabalhavam a leitura com as crianças. Com o objetivo de desenvolver ações que possibilitassem que as crianças participassem da contação de história e não apenas as escutassem. A intervenção priorizou a contação de história por fruição participativa das crianças, por meio de uma ação mediadora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Fernandes Silva, UNESA- Universidade Estácio de Sá

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Bolsista do programa PIBIC/CNPq por dois anos consecutivos, com pesquisas realizadas na área de Psicologia Histórico-cultural, que versão pela perspectiva da afetividade como campo que potencializa humanização. Faz parte do Grupo de Pesquisa Filosofia e História da Educação, GT/HISTEDBR, linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho e Sociedade (UNIFAL-MG). Pós-graduanda em Psicopedagogia-Especialização. Trabalha na Escola Estadual Dr. José Benedito Rodrigues como professora regente de turma do Tempo Integral.

Cláudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas na linha de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, além de lecionar e pesquisar nos cursos de graduação na área de Educação e Saúde, atuando principalmente na investigação sob os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural das seguintes temáticas: Interface Psicologia, Educação e Saúde; Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva. Possui Pós-doutorado (2014), Doutorado (2010), Mestrado (2005) todos na área de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Pesquisadora do grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica (PUCCAMP), e do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas HISTEDBR/UNIFAL-MG, linha de pesquisa Processos Sociais e Teorias Pedagógicas.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

SILVA, M. F.; GOMES, C. DA PASSIVIDADE À COMPREENSÃO E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE LEITURA POR FRUIÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4610. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4610. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO