ROTINAS E CULTURAS INFANTIS NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA GRAMÁTICA DAS CULTURAS INFANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4587

Palavras-chave:

Infância. Brincadeira. Educação Infantil.

Resumo

Um novo campo de pesquisa vem se consolidando no estudo da infância com a pretensão de estudar a criança por si mesma como uma categoria geracional. O conceito de culturas infantis tem ajudado a contemplar o protagonismo das crianças na construção das suas interações com outras crianças, com os adultos e com o meio material e simbólico em que estão inseridas. O presente estudo apresenta uma análise de três situações de brincadeiras desenvolvidas por crianças entre 4 e 5 anos em uma instituição de Educação Infantil. Tomando como base as proposições de Sarmento sobre a gramática das culturas infantis, pretende-se oferecer uma reflexão teórica e metodológica dos estudos da infância e propor formas de registro e análise das culturas infantis que possibilitem uma compreensão das particularidades do mundo infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Suane Florêncio dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

PEDAGOGA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MESTRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO E A FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES. ATUALMENTE, ATUA COMO COORDENADORA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Patrícia Maria Uchôa Simões, FUNDAJ

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, na Coordenação de Estudos Educacionais onde coordena um projeto de pesquisa de avaliação do Proinfância no Nordeste e professora permanente do Mestrado Acadêmico Associado UFRPE/FUNDAJ em Educação, Culturas e Identidades. Vem desenvolvendo pesquisas sobre temáticas relacionadas à infância e à Educação Infantil e coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporeneidade. É membro do Conselho Editorial da Editora Massangana da Fundaj. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco e da Rede Estadual da Primeira Infância em Pernambuco. Reside na rua Professora Anunciada da Rocha Melo, 70, apartamento 801, no bairro da Madalena, Recife – Pernambuco, CEP 50710-390. Endereço eletrônico: pusimoes@gmail.com.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

FLORÊNCIO DOS SANTOS, E. S.; SIMÕES, P. M. U. ROTINAS E CULTURAS INFANTIS NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA GRAMÁTICA DAS CULTURAS INFANTIS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4587. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO