CURRÍCULO E INFÂNCIA: O QUE QUEREM (PARA) AS CRIANÇAS?

Autores

  • Cristiane Gomes de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II
  • Maria Clara de Lima Santiago Camões Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4580

Palavras-chave:

Currículo. Educação Infantil. Infância. Cultura.

Resumo

A compreensão de currículo como produção cultural e da escola como contexto local onde os sentidos são negociados, evidencia a escola como espaço de produção de discursos políticos. Assumimos neste trabalho, uma perspectiva discursiva trazendo Bhabha e Bakhtin como nossos principais interlocutores para discutirmos o currículo, argumentando em favor de uma prática discursiva e o ato de enunciar como espaço de elaboração de sentidos. Aportadas no pensamento pós-estrutural, problematizamos a produção curricular na Educação Infantil, refutando identidades fixadas e propostas universalistas ou polarizadas. Finalizamos o artigo apontando para a subversão da lógica escolar da previsibilidade em direção à experiência da infância, refletindo sobre o papel das crianças na elaboração de sentidos e contornos que vão dando às práticas.

Palavras-Chave:Currículo. Educação Infantil. Infância. Cultura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Gomes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Educação Infantil pela PUC-RIO, em Orientação Educacional e Supervisão da Educação (UERJ) e em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) e Coordenadora Setorial da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II. Atuou como professora substituta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), e ocupou os cargos de professora da Educação Infantil e Orientadora Educacional em instituições públicas e privadas.Atuou com educação não-formal em Museus de Ciências. Participa do grupo de pesquisa Currículo, formação e educação em direitos humanos sob orientação da professora Dra. Rita de Cássia Prazeres Frangella nas linhas de pesquisa Políticas Curriculares como Produção Cultural e Politicas Curriculares e Formação de Professores.

 

Maria Clara de Lima Santiago Camões, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Orientadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Pedro II. Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa Currículo, formação e educação em direitos humanos sob orientação da professora Dra. Rita de Cássia Prazeres Frangella nas linhas de pesquisa Políticas Curriculares como Produção Cultural e Politicas Curriculares e Formação de Professores. 

 

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. G.; CAMÕES, M. C. de L. S. CURRÍCULO E INFÂNCIA: O QUE QUEREM (PARA) AS CRIANÇAS?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 5–21, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4580. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4580. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê