TEM UM LEITOR AQUI! NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE

Autores

  • Luziane Patricio Siqueira Rodrigues Universidade Federal Fluminense e Fundação Municipal de Educação de Niterói
  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4576

Palavras-chave:

bebês, educação infantil, leitura, literatura, narrativas

Resumo

Resultado de pesquisa com narrativas de professores da Educação Infantil, o artigo apresenta questões sobre práticas leitoras com crianças na creche. Ao privilegiar as narrativas docentes, entre memórias e histórias de práticas, o caminho metodológico tomou por referência elementos das entrevistas de tipo narrativa e coletiva. Desta maneira, os dados foram produzidos por meio de encontros organizados em forma de rodas de conversa. Ao todo foram realizados três encontros, com vinte e quatro professoras que atuavam com grupos de crianças entre 0 e 3 anos de idade. As narrativas docentes revelam a creche como um local privilegiado de circulação de materiais impressos, que há vários modos de ler e que as professoras de bebês vêm buscando ressignificar suas práticas, demonstrando preocupações inclusive com a qualidade editorial do material destinado a esse específico público. Discutir a leitura literária na creche ajuda-nos a projetar práticas leitoras de qualidade para todas as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense e Fundação Municipal de Educação de Niterói

Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminenese. Pedagoga da Fundação Municipal de Educação de Niterói - RJ

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Departamento  Sociedade Educação e Conhecimento. Faculdade de Educação UFF. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - FEUFF.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

RODRIGUES, L. P. S.; OSTETTO, L. E. TEM UM LEITOR AQUI! NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 173–190, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4576. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4576. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO