INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Matheus Augusto Mendes Amparo, Klaus Schlünzen Junior

Resumo


O artigo tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da inclusão social e digital para este público. O problema da pesquisa caracterizou-se em: Como desenvolver um programa de intervenção em Informática voltado para a EJA tendo em vista a inclusão social e digital dos educandos? O objetivo geral foi desenvolver e analisar um programa de intervenção em Informática na EJA. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento técnico a pesquisa-intervenção.  Na coleta de dados utilizou-se entrevista, formulário e observações, os registros foram feitos em diários de campo e fotografias e a análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados finais apontaram de que forma pode ser desenvolvido um programa de intervenção em informática para a EJA. Além disso, constatou-se que o programa contribuiu para a aprendizagem e desenvolvimento, ainda que inicial, da inclusão social e digital dos sujeitos da pesquisa. 

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Informática na Educação; Inclusão social e digital.

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.4574


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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