DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E AS AÇÕES DE CUIDADO E BRINCADEIRAS

Edaniele Cristine Machado do Nascimento, Aliandra Cristina Mesomo Lira

Resumo


Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em creches, nas quais buscou-se reconhecer a prática das professoras de crianças de 0 a 3 anos. Nessa intenção destacaram-se as especificidades da docência com os bebês e as questões de cuidado e de brincadeiras nesses ambientes educativos. Para compor a reflexão dessa pesquisa empírica, o presente texto está divido em três partes. Primeiramente propõe-se uma revisão bibliográfica sobre a temática da docência com crianças pequenas, apoiada nos principais autores nacionais e internacionais da área. Em seguida, busca-se refletir sobre as ações de cuidado observadas na prática com as crianças nas creches pesquisadas. Por fim, trata-se da ausência de brincadeiras também observadas nas referidas práticas. Como conclusão destaca-se a importância do cuidado e da brincadeira no planejamento e na prática da docência com bebês e crianças bem pequenas nas instituições de educação infantil.    


Palavras-chave


educação infantil; creche; docência; cuidado; brincadeiras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4567


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com