DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E AS AÇÕES DE CUIDADO E BRINCADEIRAS

Autores

  • Edaniele Cristine Machado do Nascimento Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4567

Palavras-chave:

educação infantil, creche, docência, cuidado, brincadeiras.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em creches, nas quais buscou-se reconhecer a prática das professoras de crianças de 0 a 3 anos. Nessa intenção destacaram-se as especificidades da docência com os bebês e as questões de cuidado e de brincadeiras nesses ambientes educativos. Para compor a reflexão dessa pesquisa empírica, o presente texto está divido em três partes. Primeiramente propõe-se uma revisão bibliográfica sobre a temática da docência com crianças pequenas, apoiada nos principais autores nacionais e internacionais da área. Em seguida, busca-se refletir sobre as ações de cuidado observadas na prática com as crianças nas creches pesquisadas. Por fim, trata-se da ausência de brincadeiras também observadas nas referidas práticas. Como conclusão destaca-se a importância do cuidado e da brincadeira no planejamento e na prática da docência com bebês e crianças bem pequenas nas instituições de educação infantil.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edaniele Cristine Machado do Nascimento, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro/PR. Estuda principalmente sobre a Educação Infantil na linha de pesquisa Infância e Cultura. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil da Unicentro/PR.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em educação pela USP.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

MACHADO DO NASCIMENTO, E. C.; MESOMO LIRA, A. C. DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E AS AÇÕES DE CUIDADO E BRINCADEIRAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4567. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4567. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)