EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Ligiane Marcelino Weirich Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4566

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura Científica, Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental

Resumo

Neste trabalho, destaca-se a abordagem de cultura científica na Educação Infantil. Para isto, apresenta-se processo de pesquisa-ação envolvendo gestores, docentes, crianças de quatro e cinco anos de idade e comunidade, em instituição escolar paranaense em 2014. Esses sujeitos se envolveram em atividades educacionais, com fundamentos em pressupostos da teoria da aprendizagem significativa e de Educação Ambiental. As considerações apresentadas neste trabalho abrangem o desenvolvimento de seis conjuntos de atividades educacionais com crianças e cinco reuniões entre gestores e docentes sobre esse processo. Os dados analisados compreendem: registros em diário de campo; gravações em áudio e vídeo; trabalhos elaborados pelos aprendizes; documentos oficiais. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Podem ser destacados resultados concernentes a indícios de formação e assimilação de conceitos e desenvolvimento de percepção ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligiane Marcelino Weirich, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências. Docente/Gestor da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta do Departamento de Física (DAFIS) e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

WEIRICH, L. M.; SUTIL, N. EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4566. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4566. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO