MÚSICA NA INFÂNCIA: CANTAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar UFGD
  • Rosemeire Messa de Souza Nogueira UFGD
  • Claudemir Dantes da Silva Creche Municipal de Dourados

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4551

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Infantil, Musicalidade.

Resumo

Este artigo apresenta um curso de formação continuada realizada com professores de Educação Infantil no projeto de extensão intitulado “Música na infância: cantar e contar na Matemática” da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados. A formação atendeu a catorze docentes de uma instituição municipal de Educação Infantil do interior do Mato Grosso do Sul. O projeto teve como objetivo incentivar os docentes a utilizar a música para desenvolver o conhecimento Matemático na Educação Infantil e aprimorar atividades que já são realizadas na instituição, para que possa haver a articulação entre a Música e o conhecimento Matemático. Como referencial teórico  utilizamos os documentos nacionais da Educação Infantil e alguns teóricos da área. Esse trabalho mostrou as possibilidades de desenvolvimento do pensamento lógico matemático e construção de registros reflexivos e de atividades a serem direcionadas às diferentes idades na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, UFGD

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo -UNIBAN-SP e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora colaboradora no Mestrado Profissional Educação Científica e Matemática

Rosemeire Messa de Souza Nogueira, UFGD

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Claudemir Dantes da Silva, Creche Municipal de Dourados

Coordenador Pedagógico do Centro de Educação Infantil da Prefeitura de Dourados – MS, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

ALENCAR, E. S. de; NOGUEIRA, R. M. de S.; SILVA, C. D. da. MÚSICA NA INFÂNCIA: CANTAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4551. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4551. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO