MÚSICA NA INFÂNCIA: CANTAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Edvonete Souza de Alencar, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Claudemir Dantes da Silva

Resumo


Este artigo apresenta um curso de formação continuada realizada com professores de Educação Infantil no projeto de extensão intitulado “Música na infância: cantar e contar na Matemática” da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados. A formação atendeu a catorze docentes de uma instituição municipal de Educação Infantil do interior do Mato Grosso do Sul. O projeto teve como objetivo incentivar os docentes a utilizar a música para desenvolver o conhecimento Matemático na Educação Infantil e aprimorar atividades que já são realizadas na instituição, para que possa haver a articulação entre a Música e o conhecimento Matemático. Como referencial teórico  utilizamos os documentos nacionais da Educação Infantil e alguns teóricos da área. Esse trabalho mostrou as possibilidades de desenvolvimento do pensamento lógico matemático e construção de registros reflexivos e de atividades a serem direcionadas às diferentes idades na Educação Infantil.


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação Infantil; Musicalidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4551


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com