INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Camila Tanure Duarte, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder

Resumo


Partindo do princípio de que o brincar é uma experiência fundamental ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, buscamos destacar a importância das interações constituídas entre as crianças nas brincadeiras para a construção de suas identidades. O objetivo foi descrever como as interações entre as crianças no contexto das brincadeiras contribuem ao processo de construção das identidades. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, com registro em diário de campo, de contextos de brincadeiras na rotina de uma turma de 17 crianças da Educação Infantil de uma instituição publicada cidade de São José do Rio Preto/SP. Os dados indicaram, no contexto das brincadeiras simbólicas, uma experiência intensa das crianças na construção e a interpretação de papeis sociais como elemento corroborativo no processo de construção das identidades na medida que possibilita a elas experimentar, compreender e até mesmo re-inventar esses papéis.

Palavras-chave


Educação Infantil; Identidade; Jogos Infantis; Criança

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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4550


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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