OUVINDO AS MÚSICAS DAS CULTURAS DE PARES: UMA PESQUISA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Kelly Werle UFSM
  • Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4538

Palavras-chave:

Educação Infantil, Culturas da infância, Música, Experiência.

Resumo

O artigo focaliza a música e a experiência nas culturas da infância tendo como aporte teórico a sociologia da infância. A pesquisa buscou investigar como a música constitui experiências nas culturas de pares construídas pelas crianças na instituição de Educação Infantil. Especificamente, compreender de que maneira as crianças protagonizam experiências envolvendo a música durante as brincadeiras e analisar como a música se manifesta na interação das crianças entre si, no processo de produção de culturas de pares. Através de uma abordagem interpretativa com inspiração etnográfica, realizou-se uma pesquisa com a participação de quinze crianças entre 4 e 5 anos, de uma instituição pública. Destacam-se os protagonismos das crianças nos diferentes processos de participação da pesquisa e de produção das culturas de pares. O fazer musical na infância está vinculado ao brincar e aos processos de reprodução interpretativa por meio da interação constante entre os pares e as culturas adultas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Werle, UFSM

Profª Drª temporária do Departamento de Metodologias do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFSM.

Cláudia Ribeiro Bellochio, UFSM

Profª Drª adjunta do Departamento de Metodologias do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Música bacharelado, Pedagogia, Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

WERLE, K.; BELLOCHIO, C. R. OUVINDO AS MÚSICAS DAS CULTURAS DE PARES: UMA PESQUISA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4538. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4538. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO