CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Monique Aparecida Voltarelli Universidade de São Paulo
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4537

Palavras-chave:

Práticas docentes. Educação infantil. Primeira infância.

Resumo

 Este artigo apresenta uma parte dos resultados obtidos pelo trabalho de mestrado que buscou compreender como se configuravam as práticas docentes de professoras iniciantes para atuar na primeira infância.  Para desenvolver este estudo, realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. O trabalho aponta para a necessidade de reflexão docente e discute sobre as concepções das professoras como determinantes na elaboração da ação pedagógica com as crianças. Apresenta a sociologia da infância como possibilidade de mudanças para atuar na primeira infância a partir da quebra de paradigmas sobre as crianças e a infância na sociedade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Laboratório de ensino e aprendizagem - LEA / Brinquedoteca UFSCAR”

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

VOLTARELLI, M. A.; MONTEIRO, M. I. CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 119–138, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4537. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4537. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO